O que é a Vitamina D e como funciona o exame

O que é a Vitamina D e como funciona o exame

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a vitamina D é considerada um pré-hormônio e possui um importante papel na homeostase do cálcio e, consequentemente, na saúde óssea.

A melhor fonte de vitamina D é a pele em resposta à luz solar e uma pequena quantidade desta vitamina é encontrada em alguns alimentos (especialmente peixes gordurosos), o que torna limitada a disponibilidade de vitamina D na dieta.

Estudos populacionais brasileiros mostram que a prevalência de hipovitaminose D em nosso país é elevada.

O que é a vitamina D?



A vitamina D é considerada um pré-hormônio e a dosagem da sua forma circulante mais abundante é a 25-hidroxi-colecalciferol (25-OHD).

Funções da vitamina D



As ações mais conhecidas e estudadas da vitamina D estão relacionadas com o metabolismo ósseo, no qual o seu papel é crucial. Participa da absorção intestinal de cálcio, da modulação da secreção do hormônio da paratiroide (PTH) e das funções óssea e muscular, entre outras.

Deficiência da vitamina D



A deficiência de vitamina D leva a má absorção de cálcio, predispondo a doenças como osteoporose e osteomalácia (doença que causa o amolecimento dos ossos, tornando-os mais fracos e propensos a fraturas, além de aumentar o risco de quedas).

Fatores de risco para a diminuição da vitamina D



• Idade
• Falta de atividades ao ar livre
• Mobilidade reduzida
• Estação do ano (outono e inverno)

Como é feita a dosagem da vitamina D no sangue?



A dosagem da vitamina D no sangue é feita mais frequentemente pela avaliação dos níveis de 25-hidroxi-colecalciferol (25-OHD), a forma mais abundante na circulação, o que permite saber se os níveis de vitamina D estão adequados ou se há necessidade de suplementação.

Quando a suplementação é indicada?



A indicação da suplementação de vitamina D é médica e pode ocorrer nos seguintes casos:
● Quando a deficiência de vitamina D foi diagnosticada após a realização do exame;
● Pessoas idosas, cuja capacidade de sintetizar vitamina D pela pele está reduzida;
● Doenças como osteoporose, doenças renais crônicas e algumas condições gastrointestinais que afetam a absorção de nutrientes;
● Pessoas com obesidade ou que fazem uso de certos medicamentos que interferem na absorção de vitamina D.

Onde fazer seu exame de vitamina D?


Caso seu médico tenha solicitado o exame de vitamina D, no laboratório Paulo Azevedo você encontrará uma estrutura completa e profissionais qualificados, que garantem um atendimento ágil e com toda segurança. Agende agora mesmo seu exame na unidade mais próxima.


Fonte: Laboratório Paulo Azevedo.
Autor: Laboratório Paulo Azevedo.