ISO
Qualidade e Controle de Processos
Afinal, o que é a ISO?
"A ISO tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, e etc. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)."
ISO é a sigla de International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português. A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suiça, em 1947.
A sigla para International Organization for Standardization deveria ser IOS e não ISO. No entanto, como em cada país de línguas diferentes existiria uma sigla diferente, os fundadores decidiram escolher uma só sigla para todos os países: ISO. Esta foi a sigla escolhida porque em grego isos significa "igual", o que se enquadra com o propósito da organização em questão..
A ISO promove a normatização de empresas e produtos, para manter a qualidade permanente. Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000, ISO 9001, ISO 14000 e ISO 14064. As ISO 9000 e 9001 são um sistema de gestão de qualidade aplicado em empresas, e ISO 14000 e ISO 14064 são um sistema de gestão da qualidade..
O que é a ISO 9001?
A ISO 9001 é um conjunto de ações preventivas, para garantir e padronizar um serviço ou um produto. Para uma empresa receber qualquer certificado da ISO, ela deve passar por um projeto com diversas fases, para garantir que a implementação dos processos é feita corretamente..
E a ISO 9001:2015?
"Desde a sua criação o Laboratório Paulo Azevedo se preocupa com a qualidade dos serviços oferecidos. Em 20059, graças ao seu processo de melhoria contínua, conquistamos a certificação ISO 9001:2015, sendo uma das primeiras empresas no país a adequar-se à norma."
"Possuímos um compromisso assumido com a qualidade. Nossa política é difundida por toda a organização, além de ser divulgada aos clientes, parceiros, médicos e à sociedade em geral, sendo também um instrumento de capacitação para os colaboradores."
Esta versão atual da norma, aprovada no fim do ano de 2008, foi elaborada para apresentar maior compatibilidade com a família da ISO 14000, e as alterações realizadas trouxeram maior compatibilidade para as suas traduções e consequentemente um melhor entendimento e interpretação de seu texto.
Outra importante alteração nesta versão foi a sub-cláusula 1.2 que introduz o conceito de exclusões. Esta cláusula permite que requisitos da norma que não sejam aplicáveis devido a características da organização ou de seus produtos sejam excluídos, desde que devidamente justificados. Desta forma, garante-se o caráter genérico da norma e sua aplicabilidade para qualquer organização, independente do seu tipo, tamanho e categoria de produto.
Princípios da Gestão da Qualidade
A ISO 9001 é baseada em oito premissas:
- Foco no cliente.
- Liderança.
- Envolvimento de todos.
- Abordagem de processos.
- Abordagem sistêmica.
- Melhoria contínua e continuada.
- Decidir baseado em fatores reais e concretos.
- Benefícios mútuos entre a organização, os clientes e os fornecedores.
Vantagens da Certificação ISO 9001
São vários os benefícios ao aplicar de maneira efetiva os requisitos preconizados na ISO 9001. Consideramos os mais importantes.
- Melhora da imagem da empresa perante o mercado.
- Aumento da confiança do cliente.
- Redução de custos por ineficiência e reclamações.
- Aumento da auto-estima dos trabalhadores.
- Possibilidade de atuaç&aão no mercado global.