Na origem de tudo, em 1941, o Laboratório era apenas a materialização de um sonho dos médicos Raimundo Dias e Orlando Costa. O primeiro exame data de 23 de setembro de 1941. Em 1946, Costa resolveu sair, abrindo vaga para que Paulo Cordeiro de Azevedo entrasse na sociedade. Logo ganharam a companhia de Ruy Borborema. Nos anos seguintes, Azevedo acabaria ficando sozinho à frente do laboratório, visto que Dias e Borborema saíram para outros empreendimentos igualmente bem sucedidos dentro do mesmo ramo de atividade. Azevedo ficou então com a responsabilidade de manter o nome e a qualidade do laboratório, já respeitado como um dos mais importantes de Belém naquele tempo.
Com sua morte em 1970, seu filho, o patologista clínico Paulo Sérgio Roffé Azevedo, associado ao também patologista Leônidas Braga Dias, assumiram a administração e procuraram dar prosseguimento à trajetória rica em êxitos e avanços tecnológicos na área.
Foi construída nova sede, à Avenida Governador José Malcher, que se tornaria a matriz desde 1973 até a inauguração da nova sede, na Avenida Brás de Aguiar, em 1988. Com a inauguração da nova matriz do Laboratório, Leônidas Braga Dias Junior, retornando dos cursos de especialização em Patologia, passou a fazer parte do quadro de sócios, dando continuidade à trajetória de crescimento.
Novas unidades foram instaladas nos diversos bairros da cidade (Mundurucus, em 1997, Cidade Nova, em 2003, Telégrafo, em 2005 e Almirante Barroso, em 2006), levando a comodidade de um atendimento próximo e de qualidade aos quatro cantos de Belém. A expansão das unidades sempre foi bem planejada, para que o padrão de qualidade do laboratório jamais fosse comprometido.
"Se tivéssemos que definir o que representou a história do Laboratório Paulo Azevedo ao longo dos anos, poderíamos resumir na seguinte filosofia: pioneirismo acima de tudo. Procuramos trazer sempre o que havia de mais novo e melhor em termos científicos. Tentar fazer o melhor sempre dentro do possível e da nossa realidade", resume Dr. Paulo Azevedo, que se orgulha das inovações introduzidas na patologia paraense.
Segundo ele, o esforço para atualização é constante, em função da importância que o laboratório tem em nossa cidade.
Atualmente o laboratório possui mais de 25 postos de coleta espalhados pelo Estado do Pará mostrando sua excelência e qualidade em vários municípios e dentro de várias clínicas e hospitais renomados, a lista completa você confere aqui.
Nossa Principal Função
Nossa principal função é a realização, mediante solicitação médica, de exames laboratoriais de pacientes ambulatoriais ou internados e em matérias enviados por outros laboratórios. Opera em regime diurno, visando atender de forma plena às necessidades dos pacientes e médicos.
Missão dada...é missão cumprida!
A execução de exames laboratoriais consiste em análises físico-químicas ou biológicas de materiais de pacientes e outras amostras, realizados com a finalidade de prevenção, diagnóstico, monitoração da evolução de doenças, da terapêutica e da qualidade.
Visão de Futuro
- Ser um centro de medicina laboratorial com cobertura ampla de todas as áreas laboratoriais.
- Servir tanto aos pacientes do Laboratório Paulo C. Azevedo quantos aos de outras de instituições locais e regionais.
- Aplicar tecnologia e multiplicar conhecimentos na área.
- Merecer o reconhecimento técnico, científico e da qualidade a nível regional e nacional.
Valores e Compromissos
- O paciente é a razão de ser de nosso Laborató.rio, merecendo em decorrência, um atendimento personalizado, que respeite sua integridade física, emocional e condições socioeconômicas. Os atributos que são almejados a fim de nortear o desempenho dos funcionários são, além da excelência técnica e eficiência, a cortesia, a dedicação, o sigilo e o respeito à condição do paciente.
- O funcionário é o principal responsável pela qualidade de nossos serviços. Incentivamos os funcionários a desempenharem suas atividades com satisfação, responsabilidade e na plenitude de sua capacidade. A sua valorização como ser humano é obtida pelo respeito ao indivíduo e por remuneração adequada. Propiciamos o crescimento individual através do aperfeiçoamento contínuo. Sua participação é requisitada no trabalho cooperativo, cada um contribuindo para o desempenho da equipe com suas aptidões e talentos, aplicados de forma proativa nas atividades diárias.
- O médico, os enfermeiros e outros profissionais envolvidos na assistência ao paciente são igualmente clientes e também devem ter também suas necessidades e expectativas satisfeitas. Atendê-los prontamente e propiciar as informações necessárias sobre os exames laboratoriais, tanto para solicitações, realizações e resultados, como para sua adequada interpretação, são compromissos de todos os funcionários do laborató.rio.
- A voz do cliente, representada pelas sugestões, opiniões, insatisfações e reclamações constitui-se em importante fonte para o aperfeiçoamento de nossos serviços. Deve ser registrada, analisada e, caso necessário, imediatamente corrigida, visando a melhoria contínua de nossos serviços. Nunca é utilizada como fator gerador de medidas punitivas e sim como indicador para melhoria dos sistemas.