Nessa idade, a vacinação de indivíduos com imunodeficiências é recomendada mesmo que a resposta de anticorpos possa ser limitada.
Composição:
Efluelda é uma suspensão aquosa estéril para injeção em uma seringa preenchida.
Cepas de vírus influenza inativados e fragmentados: A(H3N2), A(H1N1), B(Victoria), B(Yamagata), 60 mcg de HA de cada, Cloreto de sódio. Fosfato de sódio monobásico. Fosfato de sódio dibásico. Água para injeção. Etoxilato de octilfenol. Formaldeído (residual), Ovalbumina (residual).
Fabricante:
Sanofi
Via de administração da vacina tetravalente:
Via de administração intramuscular ou subcutânea
Esquema de aplicação:
Intramuscular, preferencialmente no deltóide.
Sem avaliação de eficácia na região glútea.
Agitar antes de aplicar.
O Ministério da Saúde recomenda as seguintes agulhas para uso intramuscular: 20 x 5,5 dec/ mm; 25 x 6,0 dec/mm; 25 x 7,0 dec/ mm; 25 x 8,0 dec/mm; 30 x 7,0 dec/ mm.
Devido a qualquer injeção intramuscular pode causar um hematoma no local da aplicação em pessoas com qualquer distúrbio sanguíneo, como hemofilia ou trombocitopenia, ou em pessoas em terapia anticoagulante, injeções intramusculares com Efluelda não devem ser administradas para essas pessoas, a menos que os potenciais benefícios superem o risco da administração.
Se a decisão for tomada para administrar qualquer produto por injeção intramuscular a essas pessoas, esta deve ser realizada com medidas tomadas para evitar o risco de formação de hematoma após a injeção (gelo + compressão por três minutos + gelo).
A vacinação deve ser adiada em caso de doença aguda moderada ou grave com ou sem febre; no entanto, uma doença leve não deve ser, no geral, uma razão para adiar a vacinação.
Esquema de aplicação:
Dose única anual. A dose recomendada é de 1 dose de 0,7ml
Eficácia da vacina influenza Efluelda
A eficácia da vacina é variável de acordo com a cepa e a idade. Estimada 24% superior a trivalente de dose habitual.
Contraindicação:
Reação de hipersensibilidade sistémica conhecida após a administração anterior de qualquer vacina influenza ou a qualquer componente da vacina (incluindo proteínas do ovo).
No caso de alergia grave a ovo, avaliar aplicação em instituição capaz de tratar eventos agudos, de acordo com avaliação do médico.
Não deve ser administrada em crianças.
Seu uso é destinado apenas para adultos maiores de 60 anos de idade.
Se a Síndrome de Guillian Barré ocorreu dentro de 6 semanas de qualquer vacinação anterior contra a influenza, a decisão de administrar a Efluelda" deve ser baseada na consideração cuidadosa dos potenciais benefícios e riscos pelo médico.
Não deve ser usado por gestantes ou nutrizes sem orientação médica
Após a vacinação contra a influenza, foram relatados resultados falsos positivos em testes de sorologia utilizando o método de ELISA para detectar anticorpos contra HIV1, hepatite C e, especialmente, HTLV1.
Um teste de Western Blot apropriado deve ser usado para confirmar ou refutar os resultados do teste de ELISA.
As reações falso-positivas transitórias podem ser devido a uma resposta IgM não específica induzida pela vacina influenza.
Onde tomar a vacina da gripe tetravalente?
No Pará você pode tomar a vacina da gripe Efluelda em uma unidade do Laboratório Paulo Azevedo ou no conforto da sua casa através do atendimento via Saudemob. Para isso, basta clicar no botão do whatsapp abaixo e agendar a sua vacinação.
Aproveite e agende sua vacinação móvel agora mesmo clicando no botão aqui embaixo!