Composição:
Três ou dois antÃgenos purificados de pertussis (acelular); toxóides tetânico e diftérico inativados; e 3 sorotipos do vÃrus da pólio inativados. O adjuvante é o hidróxido de alumÃnio.
Fabricantes da dTpa-IPV:
GSK e Sanofi
Via de administração:
Via de administração intramuscular.
Esquema de aplicação:
Reforço para crianças a partir de 3 anos de idade. Para adultos, uma dose a cada 10 anos. Gestantes, uma dose a cada gestação a partir de 20 semanas de gravidez.
A vacina dTpa-IPV deve ser aplicada quando há necessidade de reforço da vacina da poliomielite e para viajantes em áreas endémicas de poliomielite.
Reações da vacina dTpa-IPV:
Não são raros os eventos adversos locais, como rubor, calor e dor.
Podem ocorrer febre baixa, dor, calor e inchaço local.
Ocasionalmente forma-se nódulo
Contraindicações:
A aplicação da dTpa-IPV é contraindicada em indivÃduos com alergia grave conhecida a qualquer componente da sua fórmula ou que já tenham apresentado hipersensibilidade grave após administração anterior de vacinas contra difteria, tétano e coqueluche.
IndivÃduos que já tenham apresentado encefalopatia de etiologia desconhecida nos sete dias seguintes à utilização de vacina que contenha pertussis.
Não vacinar indivÃduos que tenham apresentado trombocitopenia transitória ou complicações neurológicas após o uso anterior de vacina contra difteria e/ou tétano.
Conservação:
Entre +2 °C e +8 ºC.
Não pode ser congelada.
Onde tomar a vacina dTpa-IPV?
No Pará você pode tomar sua vacina dTpa-IPV em uma unidade do Laboratório Paulo Azevedo ou no conforto da sua casa através do atendimento via Saudemob. Para isso, basta clicar no botão do whatsapp abaixo e agendar a sua vacinação.
Aproveite e agende sua vacinação móvel agora mesmo clicando no botão aqui embaixo!
