TSH (hormônio estimulador da tiroide)

TSH (hormônio estimulador da tiroide)

O TSH, sigla para Hormônio Tiroestimulante, é um hormônio produzido pela hipófise, uma pequena glândula localizada na base do cérebro. Sua função principal é regular a atividade da glândula tiroide, que tem formato de gravata-borboleta, está localizada na frente da laringe e é responsável pela produção dos hormônios T3 (ou tri-iodotironina) e T4 (tetraiodotironina ou tiroxina).

Qual é a função do TSH?



O TSH é produzido pela hipófise, também conhecida como glândula pituitária, uma glândula endócrina localizada na base do cérebro. O TSH estimula a tiroide a produzir os hormônios T3 e T4, que regulam o metabolismo, a temperatura corporal e o funcionamento de vários órgãos.


A quantidade de TSH que a hipófise envia para a corrente sanguínea depende da quantidade de T4 que a hipófise vê. Se a hipófise vê muito pouco T4, então produz mais TSH para dizer à glândula tiroide para produzir mais T4. Quando o T4 na corrente sanguínea ultrapassa um certo nível, a produção de TSH pela hipófise é interrompida.

O que pode alterar os níveis do TSH?



Existem algumas situações nas quais os níveis de TSH podem alterar, como:
1. uso de certas medicações em pessoas sem história de doença tiroidiana;
2. naquelas com diagnóstico de hipotiroidismo e que utilizam levotiroxina, não observar o jejum de 30 minutos após a ingestão da levotiroxina também pode alterar os níveis de TSH.

Quando é indicado realizar o exame de TSH?


A indicação para a avaliação dos níveis de TSH é médica e a conduta a ser tomada irá depender de vários fatores.
As alterações no TSH podem servir como um “sistema de alerta precoce” – muitas vezes ocorrendo antes que o nível real de hormônios da tiroide no corpo fique muito alto ou muito baixo.

Um nível elevado de TSH indica que a glândula tiroide não está produzindo hormônio tiroidiano suficiente (hipotiroidismo primário). A situação oposta, em que o nível de TSH está baixo, geralmente indica que a tiroide está produzindo hormônio tiroidiano em excesso (hipertiroidismo).

Ocasionalmente, um TSH baixo pode resultar de uma anormalidade na glândula pituitária, que a impede de produzir TSH suficiente para estimular a tiroide (hipotiroidismo secundário).

Na maioria dos indivíduos saudáveis, um valor normal de TSH significa que a tiroide está funcionando adequadamente.

Como é realizado o exame?



O exame de TSH é um procedimento simples e rotineiro que envolve a coleta de uma amostra de sangue.
Preparação: o jejum não é necessário jejum, mas informe ao médico sobre qualquer medicação, pois pode influenciar nos resultados.

Onde posso realizar o exame TSH?



Caso o seu médico solicite TSH, conte com o laboratório Paulo Azevedo, onde você encontrará uma estrutura completa e profissionais qualificados, que garantem um atendimento ágil e com toda segurança para a realização do seu exame de TSH. Agende agora mesmo na unidade mais próxima.


Fonte: Laboratório Paulo Azevedo.
Autor: Laboratório Paulo Azevedo.