Testosterona total: conheça esse exame
A testosterona, um hormônio sexual secretado pelos testÃculos, nos homens, e pelos ovários e glândulas adrenais, nas mulheres, é importante para o estÃmulo à puberdade e desenvolvimento de caracterÃsticas sexuais secundárias nos homens, além de participar de outras diversas funções no corpo, influenciando a saúde muscular e óssea e o metabolismo da gordura corporal tanto em homens quanto em mulheres.
O que é testosterona total
Enquanto a testosterona circula no organismo principalmente ligada a proteÃnas carreadoras, uma pequena parte pode circular de forma livre, não ligada a proteÃnas.
A testosterona total refere-se à quantidade total de testosterona circulante no sangue, incluindo a forma livre e a que está ligada a proteÃnas.
NÃveis de testosterona total
Os nÃveis de testosterona total variam de acordo com a idade e com o sexo. Em homens, são considerados normais valores de 240 a 816 ng/dL e, em mulheres, valores abaixo de 63 ng/dL. Já em crianças pré-púberes maiores de 1 ano, consideram-se adequados nÃveis de até 40 ng/dL.
Sintomas associados a nÃveis diminuÃdos de testoterona
Em alguns casos, nÃveis diminuÃdos de testosterona podem se associar à redução da libido e à disfunção erétil, nos homens, e à redução da massa muscular magra, à irritabilidade, à fadiga, entre outros quadros.
Sintomas associados a nÃveis aumentados de testoterona
Em alguns casos, nÃveis aumentados de testosterona podem levar a sintomas como irritabilidade ou agressividade, alterações na libido ou na função sexual e no crescimento dos pelos. Nas mulheres, a testosterona elevada pode se associar à irregularidade do ciclo menstrual, aumento do clitóris, alteração na voz e aumento de massa muscular.
Diante de qualquer sintoma, a avaliação médica é fundamental.
Exame de testosterona total
Quando é indicado
O exame de testosterona total pode ser solicitado na investigação de sintomas como fadiga, perda de massa muscular, diminuição da libido, sempre a partir de uma avaliação médica cuidadosa. Em homens, pode fazer parte da avaliação de quadros de infertilidade ou disfunção erétil. Já nas mulheres, ajuda na investigação de distúrbios como sÃndrome dos ovários policÃsticos, irregularidade menstrual, excesso de pelos no corpo, acne excessiva, entre outras condições. Ademais, o exame pode indicar o inÃcio da puberdade nos meninos.
Converse sempre com seu médico.
Como é realizado o exame
O exame de testosterona total é realizado mediante uma coleta de sangue simples. A amostra é geralmente retirada de uma veia do antebraço e enviada ao laboratório para análise.
Como deve ser feito o preparo do exame
Para garantir resultados precisos, o exame de testosterona total é geralmente realizado pela manhã, até duas horas após o horário habitual do indivÃduo acordar. O médico pode recomendar que o paciente esteja em jejum, dependendo de outros exames que possam ser realizados simultaneamente. Além disso, é importante informar o médico sobre o uso de medicamentos ou suplementos que possam interferir nos resultados.
Onde fazer seu exame de dosagem de testosterona total
O exame de testosterona total está disponÃvel no laboratório Paulo Azevedo, onde você encontra uma estrutura completa e profissionais qualificados, que garantem um atendimento ágil e com toda segurança na sua coleta. Converse com seu médico e procure a unidade mais próxima.
Fonte: Laboratório Paulo Azevedo.
Autor: Laboratório Paulo Azevedo.