Conheça a importância da Ferritina e exames necessários para o acompanhamento
A ferritina é uma proteÃna essencial produzida pelo fÃgado, responsável por armazenar e liberar ferro no organismo conforme a necessidade, sendo vital para a formação de hemoglobina e produção de enzimas e novas células sanguÃneas.
O que é a ferritina?
A ferritina tem como função armazenar o ferro, necessário para a produção dos glóbulos vermelhos, células que transportam o oxigênio dos pulmões para o corpo.
O que pode causar baixos Ãndices de ferritina?
NÃveis baixos de ferritina geralmente estão associados à deficiência de ferro, que pode ser causada por sangramentos como menstruação excessiva, úlceras gástricas, tumores no tubo digestivo e doença hemorroidária, por exemplo.
O que pode causar altos Ãndices de ferritina?
Diversos motivos podem causar aumento da ferritina, que significa sobrecarga de ferro: hemocromatose, hipertiroidismo, tratamento com reposição de ferro, hemossiderose, entre outras.
Importante lembrar que a ingestão de bebidas alcóolicas, sÃndrome metabólica e as doenças inflamatórias e neoplásicas podem causar aumento nos nÃveis ferritina sérica.
Quando o exame de ferritina é indicado?
A indicação da dosagem da ferritina é médica, na suspeita de nÃveis alterados de ferro.
Como a ferritina é dosada?
O exame é realizado no sangue, cuja coleta é realizada preferencialmente na veia do antebraço do paciente.
Como é o preparo?
A coleta requer um jejum mÃnimo de três horas.
Para saber mais sobre o preparo do exame de ferritina, entre em contato com nossos especialistas.
Como podemos te ajudar?
Você pode realizar o exame de ferritina nas unidades mais próximas do Laboratório Paulo Azevedo. Nossos profissionais estão prontos para auxiliar na realização do procedimento, tanto nas nossas estruturas fÃsicas quanto, se preferir, via atendimento móvel para sua maior comodidade. clique e saiba mais
Fonte: Laboratório Paulo Azevedo.
Autor: Laboratório Paulo Azevedo.